quarta-feira, 13 de abril de 2016

Resenha: A Pirâmide Vermelha

Leitura Atual






Livro: Pirâmide Vermelha
Autor: Rick Riordan
Ano: 2010
Editora: Intrínseca

Edição: 1ª 
Páginas: 448 (41 cap.)
Gênero: Fantasia







Carter e Sadie Kane são dois adolescentes que, após a morte da mãe anos atrás, vivem separados. Ele viaja o mundo todo com o pai, o famoso egiptólogo Dr. Julius Kane. Ela mora junto com os avós em Londres. Os dois se vêem apenas duas vezes por ano, e durante o último reencontro, no Natal, o pai os leba numa visita ao British Museum. Mas algo estranho acontece e após uma explosão no museu seu pai some e eles descobrem que os deuses do Egito Antigo foram libertados.

A partir daí os dois Kane embarcam em uma fantástica jornada em busca das origens de sua família e a sua ligação com a Casa da Vida, uma ordem de magos que remonta desde o tempo dos faraós. E agora, além de ter que salvar seu pai que foi capturado, Carter e Sadie terão que aprender a controlar os seus poderes para destruir o maléfico deus Set, que pretende tomar o trono divino e destruir a América do Norte em uma tempestade das trevas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Após ler o primeiro livro da série "As Crônicas dos Kane", estou ainda mais convicto de que nunca vou parar de me surpreender com as criações do sensacional Rick Riordan. Esse autor é o máximo! nessa obra sobre mitologia egípcia ele consegue juntar história e linguagem adolescente num livro maravilhoso, fazendo com que o leitor não só se divirta ao ler mas também aprenda.

A obra aborda uma infinidade de histórias e mitos do panteão mitológico dos egípcios. Contando tudo sobre deuses como Hórus, Set, Isis, Osiris, Néftis, Geb, Nut e etc; monstros, lugares e muita magia. Na estória os dois protagonistas descobrem que possuem o sangue dos faraós e que a magia corre em suas veias. Então eles começam a ser treinados para dominar os seus poderes. Sadie tem o poder da magia dos hieróglifos e Carter a magia de combate.



Em sua jornada os dois recebem ajuda dos amigos mais improváveis, como Amós, o seu tio desconhecido, Bastet, sua protetora e deusa dos gatos, Zia Rashid, a garota feiticeira do Primeiro Nomo, Anúbis, o adolescente deus dos mortos e muitos outros. Além disso, eles precisam sobreviver aos desafios que Set vai enviar para impedi-los de consolidar seus planos. Onde eles precisam reunir vários artefatos mágicos para aprisionar Set no Duat, a dimensão mágica, e destruir a Pirâmide Vermelha, uma construção construção maléfica que vai criar uma catástrofe com o poder de destruir parte do mundo.

A estória é narrada sob dois ponto de vista, o de Carter e o de Sadie, alternando de um ara outro a cada dois capítulos. Os personagens são incríveis, me identifiquei muito com Carter, um garoto inteligente, que gosta de livros, história e se vestir bem (:)). Mas Sadie é a melhor de todos, uma adolescente cheia de estilo e atitude, ela é sarcástica e irônica, sempre pronta para briga. Podemos até dizer que la é a personificação feminina de Leo Valdez, de Os Heróis do Olimpo. Isso mesmo fãs do Leo, ela é quase tão legal quanto ele. E como essas duas séries são simultâneas, eu arrisco a dizer que Rick Riordan criou um único personagem e após isso ele o incorporou no Leo e na Sadie. Mas esso não é uma hipótese minha, quem deduziu isso foi a minha amiga Helena, uma das maiores fãs e leitoras de Rick Riordan que eu conheço.Também gostei muito de Bastet, Anúbis e Zia.


Descrição de Sadie Kane



Os cenários são bem diversos e cativantes, indo dos templos egípcios aos palácios dos deuses e passando por países como Inglaterra, França e Estados Unidos. A obra possui uma linguagem muito fácil, e, gente, é Rick Riordan, então pode ter certeza que é muito bom. Os trechos de romance e sacrifício são sensacionais, realmente tocam o leitor. Após ler a obra ficamos sabend coisas ralmente fantásticas da mitologia egípcia que eu não imaginava que existia. O Sr. Riordan soube explorar muito bem esse tema.


Vamos agora para o próximo livro dessa trilogia, " O Trono de Fogo", que com certeza vai ser ainda melhor.

Nível de Recomendação: 10;
Capa: 9,5;
Trama: 9,5;
Enredo: 10;
Desfecho: 10!

2 comentários:

  1. Olá Jean.
    Sua resenha é bem legal. Nunca li nada sobre mitologia egípcia, mas pelo que você falou a obra é muito legal. Rick Riordan é o máximo, adoro Percy Jackson! Parabéns pelo blog.
    Abs., Oélita.

    ResponderExcluir
  2. Olá Oélita!
    Muito obrigado. Eu também sabia pouco sobre mitologia egípcia, mas depois que li este livro passei a adorar o tema. Rick Riordan é o meu ídolo! Para mim Percy Jackson é pura nostalgia.
    Abs., Jean.

    ResponderExcluir